Back to all Post

Vai ser inaugurado o Museu Munch de Oslo

by in Press Release‚ Programs

Renomeado simplesmente como MUNCH, o novo e imponente museu dedicado a Edvard Munch será inaugurado em 22 de outubro após uma década de dramas, reviravoltas políticas e desafios logísticos surpreendentes. O resultado é um dos maiores museus de um único artista do mundo.

Com 11 salas de exposição espalhadas por 13 andares e encimadas por um restaurante panorâmico, fornece um palco colossal para o presente extraordinário de Munch para a cidade aquando da sua morte em 1944: cerca de 28.000 obras – pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e fotografias – bem como os seus papéis e objetos pessoais.

Desde 1963 que a coleção está alojada num prédio no bairro residencial de Toyen. A decisão de mudar foi motivada pelo roubo em 2004 de duas pinturas premiadas, The Scream (1910) e Madonna (1894). Posteriormente, as obras foram recuperadas, mas depois do roubo houve uma sensação de emergência em termos de haver um novo museu. Embora a segurança fosse a principal preocupação, as condições em que as obras de Munch estavam a ser apresentadas também não estavam no nível que esta coleção merece. O novo museu, situado próximo da icónica ópera de Oslo, na baía de Bjorvika, proporcionará cinco vezes mais espaço para os visitantes.

Para mais informação:

https://www.munchmuseet.no/en

 

Add Your Comment